Representantes do governo regional e do poder executivo peruano se reuniram, nessa terça-feira(31), para debater uma atuação coordenada que reduza os níveis de contaminação. O governo do Peru informou a destinação de 50 milhões de sois para atender a situação de emergência. Grande parte das ações terá caráter preventivo e de atendimento à saúde.
De acordo com o governo central, serão instalados três hospitais de campanha nas províncias de Tambopata, Manu e Tahuamanu para atender pessoas expostas ao mercúrio usado na atividade mineira artesanal. As equipes dos hospitais contam com médicos, enfermeiros, psicólogos e técnicos em enfermagem. O governo também designou brigadas de saúde itinerantes.
A região de Madre de Dios faz fronteira com o Brasil e abriga as nascentes dos principais rios do Acre. A reportagem tentou contanto com a Secretaria de Meio Ambiente do estado para saber se as autoridades acreanas acompanham a situação de emergência no Peru. Ainda houve resposta aos pedidos de entrevista.
Confira ainda, no Repórter Amazônia desta quarta-feira(1º):
- Lei que libera a criação de peixes exóticos no Amazonas causa polêmica;
- Defesa Civil emite alerta sobre aumento de queimadas no Tocantins.
- E mais: Seringueiro vai conduzir a Tocha Olímpica em Rio Branco, no Acre.
O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.