Em uma operação contra o tráfico transnacional de drogas, a Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (22), 12 mandados de prisão preventiva, 1 de condução coercitiva e 7 mandados de busca e apreensão, em São Luís, no Maranhão, e no município de Cáceres, em Mato Grosso.
As investigações da Operação Rota 65 começaram no ano passado. A polícia identificou uma associação especializada no tráfico de cocaína trazida da Bolívia, com destino ao Maranhão.
A droga entrava no país pela província de San Matias na Bolívia, passava por fornecedores brasileiros no município de Cáceres e era levada em compartimentos ocultos no interior de veículos até a capital maranhense.
Durante as investigações, a PF apreendeu cerca de 100 kg de cocaína e prendeu em flagrante cinco envolvidos no Maranhão.
O núcleo da quadrilha tinha ligação com uma das principais facções criminosas atuante no Estado e dominava o tráfico de drogas em São Luís.
De acordo com a Polícia Federal, um dos alvos dessa investigação foi aprovado nas fases preliminares do concurso da PM do Maranhão. Os outros têm conexões com o “Bonde dos 40” – facção criminosa conhecida no estado.
O nome da operação “Rota 65” se refere ao DDD da cidade de Cáceres, por onde a droga entrava no Brasil.
Confira também no Repórter Amazônia desta quarta-feira (22):
- Em Roraima, sete pessoas são denunciadas por rinhas de galo;
- Após alta no preço, temer autoriza importação de feijão;
- Chama Olímpica passa pela última cidade da região Norte.
O Repórter Amazônia é uma produção da equipe de radiojornalismo da Empresa Brasil de Comunicação em parceria com a Rede de Rádios Públicas da Amazônia. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h30.