O Ministério Público Federal (MPF) denunciou nesta sexta-feira(17), 12 pessoas acusadas de envolvimento em crimes contra os povos indígenas no Mato Grosso do Sul, na região de fronteira do Brasil com o Paraguai.
De acordo com o MPF, fazendeiros contrataram jagunços para violentar e ameaçar indígenas dos povos Guarani Kaiowá e Ñandeva. As denúncias são resultado de oito meses de investigações dos procuradores.
Essa semana os conflitos no município de Caarapó aumentaram e um indígena foi assassinado. A morte de Clodiou de Aguile Rodrigues dos Santos, morto a tiros na comunidade indígena Guarani na última terça-feira(14) será investigada, mas não faz parte das duas denúncias feitas a Justiça Federal nesta sexta-feira.
A Força Nacional está atuando no local dos conflitos. De acordo com o Ministério da Justiça, a tropa chegou ao município na noite de quarta-feira(15). Na quinta-feira, os profissionais fizeram o reconhecimento da área, com o objetivo de planejar a execução das ações.
Confira ainda, no Repórter Amazônia desta sexta-feira(17):
- Foram registrados este ano, 285 casos de violência contra crianças e adolescentes no Amazonas,
- Está aberto o prazo para emissão de licença para criadores de pássaros no Tocantins.
- E mais: Boa Vista e Manaus recebem a Chama Olímpica nesse fim de semana.
O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.