Operação Sodoma investiga desvio de verbas no Mato Grosso. As investigações tiveram início há mais de um ano e apontam, por exemplo, que a desapropriação ilegal de um imóvel localizado em Cuiabá custou mais R$ 31 milhões.
Os recursos seriam em benefício da organização criminosa. De acordo com a Polícia Civil, há indícios da atuação do ex-governador Silval Barbosa no esquema.
São apontadas ainda as participações de ex-secretários de Estado, um ex-procurador, ex- presidentes de empresas públicas e empresários.
Metade do valor pago pelo Estado pela desapropriação, uma cifra de mais de 15 milhões de reais, teria sido desviada em prol do grupo criminoso.
O ex-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, preso no Centro de Custódia de Cuiabá, teve nova ordem de prisão preventiva cumprida. Outras três pessoas foram presas.
As investigações estão sob sigilo e a polícia não vai se manifestar sobre o assunto.
Confira ainda, no Repórter Amazônia desta segunda-feira (26): julgamento que pode cassar governador do Amazonas é novamente adiado; Procon Tocantins fiscaliza estabelecimentos que comercializam carnes; artesãos preparam feira de brinquedos de miriti no Círio de Nazaré em Belém, no Pará. E mais: Reforma do Ensino Médio reduz conteúdo obrigatório.
O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.