Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cidades da Amazônia Legal estão entre as 100 piores em bem-estar urbano

Constatação é do Observatório de Metrópoles. Maioria dos municípios

Um ranking elaborado pelo Observatório das Metrópoles coloca 94 cidades da Amazônia Legal entre os 100 piores municípios em condições de bem-estar urbano. A grande maioria está no estado do Pará, com 41 cidades listadas, seguido do Maranhão, com 32 cidades e 10 no Amazonas.

 

O índice é composto por cinco dimensões: Mobilidade Urbana, Condições Ambientais Urbanas, Condições Habitacionais, Atendimento de Serviços Coletivos e Infraestrutura Urbana.

 

Ouça a reportagem no player acima

 

De acordo com o professor Marcelo Gomes, um dos organizadores da pesquisa, em todo o país, a pior dimensão avaliada foi a de infraestrutura urbana. "Isso se refere às condições de pavimentação, iluminação pública, falta de calçamento, de boca de lobo, recursos desse tipo que são necessários para as pessoas viverem bem nas cidades. A maior parte dos municípios do Brasil apresenta problemas", diz.

 

A pesquisa delimita bem a diferença por regiões brasileiras. Se quase todos os municípios em pior situação estão na Amazônia, 92% das cidades em melhores condições estão na região Sudeste, principalmente no estado de São Paulo. Para o professor Marcelo Gomes, os dados representam a grande desigualdade regional que ainda existe no país. “Acho que tem a ver com a própria forma como se deu o processo de desenvolvimento econômico no Brasil, desde meados do século passado, e que se concentrou principalmente na região Sudeste e Sul do país. E de algum modo, todos os recursos voltados para a infraestrutura, serviços da cidade de modo geral, eles acabaram se concentrando nesses espaços”, afirma.

 

A pesquisa se baseou no censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. Mas, de acordo com os pesquisadores, em seis anos pouco ou quase nada mudou nesses locais. Os autores do estudo têm a expectativa de que diferentes esferas de governo possam utilizar o ranking para melhor aplicação de recursos em políticas públicas.

 

Confira ainda, no Repórter Amazônia desta quarta-feira (4):

 

- Greve de bancários completa um mês;

- Anac suspende pousos e decolagens no aeroporto de Parintins, Amazonas;

- Aumenta o movimento por causa do Círio de Nazaré,  no aeroporto de Belém.

 



TO: prefeito e servidores são investigados por fraude em programa habitacional

NP Acre elege único prefeito indígena do país

Criado em 05/10/2016 - 13:32 e atualizado em 06/10/2016 - 11:57