Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Juíza do Pará é afastada por manter menina em cela masculina

Caso aconteceu em 2007 e magistrada ficará afastada do cargo por pelo

Decisão do Conselho Nacional de Justiça, o CNJ, pune a magistrada Clarice Maria de Andrade com pena de disponibilidade por manter uma menina em cela masculina. A juíza fica proibida de exercer suas funções, mas pode ser convocada a atuar, a qualquer momento, depois de pelo menos dois anos da punição.

 

O fato ocorreu em 2007. A jovem de 15 anos ficou presa por 26 dias em uma cela masculina na delegacia de polícia de Abaetetuba, no Pará. Durante esse período, a adolescente foi estuprada, agredida, sendo inclusive queimada pelos detentos.

 

Na época, Clarice de Andrade era responsável pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Abaetetuba. Consta no processo que em 7 de novembro de 2007 a magistrada recebeu ofício da autoridade policial da cidade solicitando a transferência da adolescente “em caráter de urgência” por conta do risco de sofrer violência por parte dos demais. Mas o pedido de transferência para um estabelecimento prisional adequado só foi encaminhado à Corregedoria de Justiça do Pará treze dias depois.

 

A juíza Clarice Maria de Andrade se defendeu afirmando ter delegado ao diretor da secretaria do juízo a tarefa de comunicar a Corregedoria no mesmo dia. Mas durante a apuração, a afirmação foi desmentida pelo servidor e por outros funcionários, além de ser comprovado por perícia feita no computador da serventia.

 

Em 2010, o CNJ havia decido punir a juíza com aposentadoria compulsória. Dois anos depois o Supremo Tribunal Federal anulou a decisão e determinou que o Conselho analisasse o caso novamente. Nessa terça-feira (11), a maioria dos conselheiros decidiu pelo afastamento da juíza, que fica recebendo salário proporcional ao tempo de serviço.

 


No Repórter Amazônia desta quarta-feira (12) confira também:

- Acesso de jovens à internet na região Norte ainda é baixo

- Distrito industrial de Barcarena passará por licenciamento

- Católicos comemoram dia da Padroeira do Brasil

 

O Repórter Amazônia é uma produção da equipe de radiojornalismo da Empresa Brasil de Comunicação em parceria com a Rede de Rádios Públicas da Amazônia. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h30, horário de Brasília.



Criado em 12/10/2016 - 22:01 e atualizado em 12/10/2016 - 19:42