O resultado é maior que o verificado em outubro e menor do que o registrado em novembro de 2015. O Brasil acumula perda de 858,3 mil vagas de trabalho em 2016, até novembro. E o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje, os dados sobre o desemprego, que atinge 12,1 milhões de pessoas. O número equivale a 11,9% da População Economicamente Ativa (PEA).
Essa taxa de desocupação e o contingente de pessoas são os mais altos da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad), iniciada em 2012. O número de desempregados teve um crescimento de 33,1% em relação ao mesmo trimestre do ano passado – o equivalente a 3 milhões de pessoas a mais em busca de trabalho. O contingente de ocupados, hoje, é de 90,2 milhões de pessoas.
Confira ainda, no Repórter Amazônia desta quinta-feira (29): Superior Tribunal de Justiça (STJ) nega pedido do Procon para impedir fechamento de agências do Banco do Brasil no Maranhão; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem novos itens de segurança. E mais: conheça as simpatias mais comuns nessa época do ano.
O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30, pela Rádio Nacional da Amazônia.
Crise econômica e desemprego: o que fazer?