O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e seccionais do Amazonas e de Roraima vão acionar a Corte Interamericana de Direitos Humanos contra o Estado brasileiro. O motivo são os massacres em presídios de Manaus e Boa Vista ocorridos nos últimos dias que resultaram na morte de mais de 90 pessoas.
Para o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, o Estado precisa retomar o controle dos presídios urgentemente. “Estamos diante de um colapso da administração do sistema prisional. Algo há de ser feito imediatamente, sob pena de estarmos sempre assistindo a tragédias como estas, que ferem princípios básicos de um Estado Democrático de Direito”, diz.
O Estado brasileiro já responde ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos por violações nas unidades prisionais do Rio Grande do Sul, Rondônia, Pernambuco, Maranhão e São Paulo.
Confira ainda no Repórter Amazônia desta sexta-feira, 6: 33 detentos são assassinados na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Roraima; fortes chuvas ampliam erosão no Arquipélago de Bailique - quinze casas já foram destruídas. E mais: Colônia de Férias em Belém terá atividades de incentivo a leitura.
O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.