A Federação Nacional dos Servidores Penitenciários, a Fenaspen, anunciou estado de greve da categoria e informaram que vão paralisar as atividades nas penitenciárias em todo o país por 24 horas no dia 15 de março.
Os servidores pedem a aprovação de uma PEC que está em tramitação na Câmara dos Deputados. A proposta cria a polícia penal na Constituição. A categoria argumenta que fazem um trabalho de polícia dentro das cadeias, mas não são reconhecidos como agentes da segurança pública.
O presidente da Fenaspen, Fernando Anunciação, diz que medida é necessária para padronizar o trabalho dos agentes penitenciários e fortalecer a carreira.
O sindicalista disse que as atividades essenciais nos presídios, como alimentação dos presos ou emergência de saúde. Mas as demais atividades serão suspendidas por 24 horas no dia 15 de março.
A categoria ainda promete outras paralisações de 48 horas, 72 horas e até uma greve por tempo indeterminado.
Confira ainda no Repórter Amazônia desta sexta-feira, (10): lançado no Amazonas sistema de bloqueio imediato para celulares roubados; campanha no Amapá alerta para violência sexual contra crianças e adolescentes no Carnaval. E mais: filme paraense será apresentado em festival de curtametragem na França.
O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.