Cerca de 8 milhões de crianças e adolescentes até 14 anos vivem em situação de pobreza extrema no Brasil. Os dados são do Relatório do Cenário da infância e Adolescência no Brasil, realizado pela Fundação Abrinq.
A pesquisa aponta um panorama sobre a situação da infância e a adolescência no país e aponta que o Brasil possui cerca de 60 milhões de crianças e adolescentes. Mais de um terço deles moram no Sudeste do país.
Confira outras edições do Repórter Brasil
Mas é a região norte que possui a maior proporção de crianças e adolescentes – quase 40% de toda a população. Ela também é a região com o pior índice de saneamento. 45% das famílias não têm acesso à rede de água e 67% das residências não têm esgoto.
Outro problema apontado no relatório é a educação brasileira, com poucas vagas em creches e o alto índice de abandono escolar. No Ensino Médio, chega a 30% o número de alunos que estão atrasados.
Por fim, o documento condena a redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos de idade, e destaca o avanço nas leis que beneficiam crianças e adolescentes, como o Plano Nacional de Educação (PNE), a Lei do Menino Bernardo, que estabelece o direito da criança e do adolescente de serem educados sem o uso de castigos físicos ou tratamento cruel ou degradante.
O Repórter Brasil destaca, ainda:
- Rodovias, ferrovias e mais quatro aeroportos do país serão concedidos à iniciativa privada.
- Presidente da CBF diz que não vai renunciar.
- Médico suspeita que pacientes estejam envolvidos na máfia das próteses.
- Tarifas de energia podem subir para compensar melhoria de qualidade dos serviços.
- Um milhão e meio de ingressos para os Jogos Olímpicos foram sorteados.
O Repórter Brasil é uma produção do Radiojornalismo EBC e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h, em rede, nas Rádios EBC.