Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conselho de Ética adia para dezembro decisão sobre Cunha

A votação do parecer prévio para investigar o presidente da Câmara

A votação do parecer prévio para investigar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, por quebra de decoro parlamentar foi adiada para próxima terça-feira, dia primeiro de dezembro. Um pedido coletivo de vista adiou a decisão.

 

Deputados de seis partidos combinaram de não comparecer à sessão da Ordem do Dia no Plenário. Isso para evitar que o quórum mínimo fosse atingido. O regimento da Câmara impede votações em Conselhos se o Plenário estiver votando a ordem do dia.

 

Ouça também:

 

Protestos de mulheres contra Cunha repercutem nos Estados Unidos

 

O deputado Júlio Delgado, do PSB de Minas, disse que a estratégia funcionou e eles devem usá-la também na próxima reunião.

 

Se o parecer prévio for aprovado Eduardo Cunha vai ter 10 dias para se defender. O relator do processo, deputado Fausto Pinato, do PRB, citou dois motivos para investigar o presidente da Câmara.

 

O primeiro é a denúncia do Ministério Público no Supremo por corrupção e lavagem de dinheiro, e o segundo motivo é o depoimento de Cunha na CPI da Petrobras. Cunha disse em CPI que não tinha contas no exterior, fato depois negado pelo Ministério Público Federal.

 

O advogado do presidente da Câmara, Marcelo Nobre, pediu a suspensão do relator e questiona o parecer apresentado.

 

O presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo, do PSD, disse que vai manter o relator. No começo do processo, o presidente do conselho acreditava que terminaria tudo até o final do ano, agora ele avalia que o caso deve se estender até meados de março de 2016.

 

O Repórter Brasil destaca, ainda:

 

- Deputados obstruem votações, mas MP que autoriza venda de terrenos da União é aprovada.

- Pecuarista é preso na vigésima primeira etapa da Operação Lava Jato.

- ANEEL promove leilão de hidrelétricas nesta quarta-feira.

- Mega Sena paga hoje o prêmio de 200 milhões de reais.

 

O Repórter Brasil é uma produção do Radiojornalismo EBC e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h, em rede, nas Rádios EBC.



Criado em 25/11/2015 - 10:40 e atualizado em 25/11/2015 - 10:15