Os estudantes que conseguiram uma vaga nas instituições públicas de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), já podem fazer a matrícula na universidade selecionada. O prazo começou hoje (22) e vai até a próxima terça-feira (26).
Para isso, é preciso verificar na instituição de ensino, o local, o horário e os documentos necessários para a matrícula.
Ao todo, mais de 2,7 milhões de estudantes se inscreveram no Sisu. E este ano a concorrência geral foi mais baixa, 23,1 candidatos por vaga. Isso porque o número de vagas foi maior, cerca de 10% a mais que em 2015.
Quem não foi selecionado, não precisa desistir. Pode se inscrever para a lista de espera até o dia 29 de janeiro.
Também pode participar da lista o candidato que foi selecionado para o curso que escolheu como segunda opção.
A convocação para matrícula do Sisu, no caso dos candidatos em lista de espera, começa no dia 4 de fevereiro. A convocação do estudante, nesse caso, caberá às próprias instituições de ensino.
E atenção: hoje é o último dia para as inscrições no Prouni, programa que oferece bolsas parciais e integrais em instituições particulares de ensino superior.
Os candidatos têm até às 23h59 para se inscrever. O resultado da primeira chamada sai na segunda-feira (25). A segunda chamada, no dia 12 de fevereiro. Mais de um 1,3 milhão de estudantes já se inscreveram no Prouni.
Podem concorrer estudantes que fizeram o Enem no ano passado, tiraram pelo menos 450 na média das notas e não zeraram a redação. Professores da rede pública em exercício da profissão também podem concorrer.
A inscrição só pode ser feita pela internet, no site do ProUni no endereço prouni.mec.gov.br.
O Repórter Brasil destaca ainda:
- Fundação financiada por mineradoras vai cuidar da recuperação do Rio Doce
- Casos de intolerência religiosa sobem quase 70 por cento no país
- Dólar dispara e atinge o maior valor desde a criação do Real
- Brasil perdeu mais de um milhão e meio de postos de trabalho em 2015
Sisu: Região Norte tem o menor número de vagas para o Ensino Superior