Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conselho de Ética do Senado arquiva representação contra Aécio Neves

E Rodrigo Janot pede ao STF abertura de inquérito contra o senador José Serra

Repórter Nacional

No AR em 06/07/2017 - 12:32

Por 12 votos a 4, o Conselho de Ética do Senado rejeitou um recurso que pedia o desarquivamento de uma representação contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG). O presidente do Conselho, João Alberto Souza (PMDB-MA), que já havia decidido, monocraticamente, pelo arquivamento da denúncia, comemorou o resultado da reunião. 

Já o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que pedia o desarquivamento da denúncia, lamentou o desfecho.

Lembrando que Aécio Neves havia sido afastado do mandato, em maio, a pedido do ministro Edson Fachin, para não atrapalhar as investigações sobre o suposto recebimento de propina da JBS. E foi justamente nessa época que foi feita a denúncia contra Aécio, no Conselho de Ética. 

Na última sexta-feira, o ministro do STF, Marco Aurélio de Melo, reverteu a decisão e autorizou o retorno do senador às atividades parlamentares.

E o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo um pedido de abertura de inquérito para investigar o senador José Serra (PSDB-SP), com base nas delações premiadas feitas por executivos da JBS. 

Na petição, Janot argumenta que as delações relacionam fatos envolvendo pagamentos ao senador José Serra, na campanha presidencial de 2010. O relator do caso no Supremo é o ministro Edson Fachin. O magistrado não tem prazo para se manifestar.

Outros destaques do Repórter Nacional desta quinta-feira (6): - Fies tem novas regras: famílias que ganham até três salários mínimos não pagam mais juros; - Ex-ministro Geddel Vieira Lima presta depoimento em Brasília; - Presidente Temer embarca hoje para reunião do G-20 na Alemanha.

O Repórter Nacional vai ao ar, de segunda a sexta, às 7h, pela Rádio Nacional AM Brasília.

 



 

Criado em 06/07/2017 - 12:37

Mais do programa