Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Câmara vota hoje denúncia de corrupção passiva contra Temer

Está marcada para às 9h desta quarta-feira a sessão que vai analisar a denúncia de corrupção passiva contra Michel Temer. Aliados do governo e oposicionistas se articulam para a votação

Repórter Nacional

No AR em 02/08/2017 - 08:07

O último dia antes da votação da denúncia de corrupção passiva contra Michel Temer foi marcado por articulações de deputados contra e a favor do presidente.

Os partidos da oposição prometem não registrar presença no início do dia para adiar a votação para o final do dia. Eles esperam contar com o apoio de deputados da base aliada que vão votar contra o presidente, principalmente os do PSDB.

O deputado Júlio Delgado (PSB) disse que a oposição está unida para não dar quórum na parte da manhã.

Segundo o deputado, a oposição tem maioria, algo em torno de 240 votos, número ainda insuficiente para autorizar o julgamento da denúncia, pois são necessários 342 votos.

Os partidos da oposição também pedem mais tempo para debater no Plenário. Segundo o rito divulgado pela Câmara, após quatro falas com o quórum de 257 presentes, já se pode votar o requerimento pedindo o encerramento da discussão.

O presidente Rodrigo Maia disse que não pode mudar o rito porque não foi feito acordo.

O governo segue tentando convencer os deputados da base aliada que vão votar a favor da denúncia para que apareçam e marquem presença. O deputado Beto Mansur (PRB) diz que o governo tem número suficiente para barrar a denúncia, 280 votos, mas ainda precisam do quórum para votar a matéria.

Para abrir a ordem do dia da sessão plenária é preciso quórum de 257 deputados. Para votar, é necessária a presença de 342 parlamentares. Essa é a primeira vez que um presidente responde por crime comum durante o mandato. Michel Temer é acusado de receber vantagens indevidas para atuar a favor da empresa JBS.

Da Rádio Nacional em Brasília, Lucas Pordeus León.

Ouça no player acima.

E ainda nesta edição do Repórter Nacional de quarta-feira (2):

- Aliados do governo e oposicionistas se articulam para votação;

- Moro aceita nova denúncia contra ex-presidente Lula;

- Janot diz que governo dificulta cooperação com Argentina no caso Odebrecht;

- Neymar anuncia que deixa o Barcelona e é aguardado no PSG;

- Venezuela pretende instalar hoje a Assembleia Constituinte.

Criado em 02/08/2017 - 08:26

Mais do programa