O Repórter Nacional desta quarta-feira (30) traz informações sobre a meta fiscal. A Comissão Mista de Orçamento se reuniu depois das 22h de terça-feira (29) e aprovou a mudança da meta fiscal de 2017 e 2018 para R$ 159 bilhões negativos.
O relator, deputado Marcos Pestana (PSDB), defendeu a aprovação argumentando que o governo precisa enviar no próximo dia 31 uma proposta de orçamento realista para o ano que vem, o que seria um sinal positivo para os investidores.
Ouça esta edição completa no player abaixo:
Para viabilizar a votação, o governo apresentou informalmente aos parlamentares na tarde desta terça-feira (29) um projeto de lei regulamentando dispositivos que tinham sido colocados na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018 pelos deputados e senadores, mas que foram vetados pelo presidente Michel Temer.
Esses vetos provocaram desconforto e colocaram em risco a votação da meta fiscal. O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, esteve no Congresso na semana passada para negociar a questão.
O deputado Cacá Leão (PP) relator da LDO, negou que os parlamentares estivessem esperando a chegada do projeto para analisar a mudança da meta.
O senador Lasier Martins considera a aprovação da meta inevitável. A mudança deve ser votada em uma sessão do Congresso nesta quarta-feira (30).
E ainda nesta edição do Repórter Nacional:
- Congresso deve concluir nesta quarta-feira análise dos vetos presidenciais;
- Sem acordo, Câmara tenta mais uma vez votar hoje Reforma Política;
- Hoje pode ser editada Medida Provisória que prorroga prazo do Refis;
- Supremo começa julgamento de políticos do PP investigados pela Lava Jato;
- No Esporte, seleção tem Philippe Coutinho na reserva e Willian titular para jogo contra Equador.