O Repórter Nacional desta terça-feira (22) informou que o Ministério de Minas e Energia quer reduzir a participação da União na Eletrobras. Com isso, a intenção, segundo o governo, é democratizar a empresa na Bolsa de Valores, a exemplo do que já foi feito com a Embraer e a Vale. Segundo a pasta, a medida vai dar mais competitividade e agilidade à estatal para gerir as operações, sem as amarras impostas às estatais.
Ouça esta edição no player abaixo:
De acordo com o Executivo, a decisão foi adotada após profundo diagnóstico sobre o processo em curso de recuperação da empresa. O Ministério informou que "não há espaço para elevação de tarifas nem para aumento de encargos setoriais". Para o governo, a saída é buscar recursos no mercado de capitais. A proposta será levada ao Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos.
A União vai continuar como acionista, recebendo dividendos ao longo do tempo, e o governo manterá poder de veto na administração da companhia, garantindo que decisões estratégicas no setor sejam preservadas.
E ainda nesta edição de terça-feira (22) do Repórter Nacional:
- Distritão e Fundo de Financiamento de campanha podem ser votados hoje na Câmara;
- Janot pede ao Supremo afastamento de Gilmar Mendes dos processos envolvendo Jacob Barata Filho;
- Lava Jato: Moro condena Renato Duque e ex-executivos da Andrade Gutierrez;
- Terremoto atinge ilha da Itália e deixa mortos, feridos e desaparecidos.