Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

STF começa a julgar doação de sangue por homossexuais

Ministro Edson Fachin diz que norma fere o princípio da igualdade

Repórter Nacional

No AR em 20/10/2017 - 09:29

O Supremo Tribunal Federal começou nessa quinta-feira (19) a julgar uma ação contra uma portaria do Ministério da Saúde. Um dos artigos da portaria trata das restrições para a doação de sangue e determina que homens homossexuais só podem doar sangue a partir de doze meses contados da última relação sexual. O pedido é para que esse trecho seja considerado inconstitucional. Até agora, o relator, ministro Edson Fachin, foi o único a votar. Segundo ele, a portaria que restringe a doação de sangue por homens homossexuais fere o princípio da igualdade entre os cidadãos.

Um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que somente 1,8% da população brasileira é doadora de sangue. 

A reportagem solicitou entrevista ao Ministério da Saúde, que respondeu por meio de nota. A pasta informou que os critérios para a seleção de doadores de sangue estão baseados na proteção dos receptores, para evitar o risco de transmissão de doenças. E que a restrição não se limita aos homens homossexuais, mas também a quem fez tatuagem nos últimos 12 meses, quem passou por cirurgias, exames invasivos ou tomou vacina recentemente, entre outros fatores.

O Ministério da Saúde acrescentou que a medida atende recomendações da Organização Mundial da Saúde, baseada em dados, sem relação com preconceito ou orientação sexual do candidato. E que a epidemia de Aids está concentrada em populações de maior vulnerabilidade. Entre elas, a de homens que se relacionam com homens.

O julgamento sobre a constitucionalidade da restrição para homens gays doarem sangue será retomado na próxima quarta-feira.

Ouça o jornal na íntegra:

 

Confira também no Repórter Nacional desta sexta-feira (20):

Nuzman vira réu em processo da Operação Unfair Play

Michel Temer exonera oito ministros para votação na Câmara

- Enem libera hoje consulta ao local de provas

Criado em 20/10/2017 - 09:39

Mais do programa