Com a chegada do verão, na próxima quinta-feira (21), vem o período de viagens de fim de ano, férias e carnaval. A alta temporada promete e a expectativa do Ministério do Turismo é de que, até fevereiro, os brasileiros devem realizar mais de 74 milhões de viagens.
Esse número equivale a um aumento de quase 1%, em relação à mesma temporada, no ano passado. Entre os principais destinos levantados pelo Ministério, estão São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro. As três capitais concentram 10% das viagens mais procuradas para o verão. Em seguida, vêm Praia Grande, no litoral paulista, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Cabo Frio, no Rio de Janeiro, Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e Recife.
Outra previsão está ligada à movimentação econômica que essas viagens vão promover: são mais de R$100 bilhões injetados na economia do país, considerando passagens, compras, hospedagens e serviços.
Devido às viagens de fim de ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realiza, até o dia 8 de janeiro, a Operação Fim de Ano, nos principais aeroportos do Brasil. Agentes fiscalizam a prestação do serviço de transporte aéreo e prestam informações sobre os direitos e deveres dos passageiros.
Clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra.
Ouça também nesta edição:
- Gasolina sobe pela sétima semana consecutiva
- Mulher transexual é morta a pauladas em São Paulo