A Justiça revogou a prisão temporária do ex-governador do Amazonas, José Melo, do PROS. Com a decisão, o político passa a virada do ano fora da cadeia. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária, Melo deixou o Centro de Detenção Provisória Masculino Dois, em Manaus, nesta quarta-feira (27).
O juiz Ricardo Salles, da 3ª Vara da Justiça Federal, revogou a decisão de outro juiz federal, Wendelson Pessoa, que havia prorrogado a prisão temporária de José Melo por cinco dias. O ex-governador havia sido preso na semana passada na terceira fase da operação Maus Caminhos, que investiga esquema de desvio de recursos da saúde no estado.
E não foi só o ex-governador que saiu da cadeia nessa quarta-feira. Os ex-secretários estaduais durante o governo de Melo, Afonso Lobo, da Fazenda, e Wilson Alecrim, da Saúde, tiveram a prisão preventiva transformada em domiciliar. Eles estão entre os quatro ex-secretários detidos há cerca de duas semanas, na segunda fase da mesma operação. Na véspera de Natal, o ex-secretário de administração, Evandro Melo, irmão do ex-governador também saiu do CDPM2 para prisão domiciliar. E o ex-secretário da Casa Civil, Raul Zaidan, também está solto, após expirar o prazo da prisão temporária.
As medidas que tiraram os ex-secretários da cadeia foram proferidas pelo juiz Wendelson Pessoa, o mesmo que havia decidido em desfavor de Melo.
Não conseguimos contato com a defesa dos citados nesta reportagem.
Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quinta-feira (28) na íntegra:
Ouça também nesta edição:
Ministro do trabalho pede demissão para ser candidato em 2018
IML de Brasília e Papuda tem 10 dias para responder defesa de Maluf
PGR pede ao Supremo suspensão do decreto de indulto natalino