Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Indenização em Mariana ainda está em fase de cadastramento

Prazo para fazer cadastro vai até domingo, dia 31

Repórter Nacional

No AR em 28/12/2017 - 10:09

Os moradores dos municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, no município de Mariana, em Minas Gerais, tem até o domingo (31) para fazer o cadastro para receber a indenização pelos danos causados pela tragédia.

Mais de dois anos após o rompimento da barragem da mineradora Samarco, controlada pelas empresas Vale e BHP, a Fundação Renova ainda faz o cadastro dos atingidos. Financiada pela Samarco, ela é responsável pela recuperação da bacia do Rio Doce e indenização das famílias.

A instituição estima terminar o atendimento de aproximadamente 90 mil atingidos até 30 de junho do próximo ano. Já os moradores de Mariana, onde a barragem rompeu, terão que esperar mais, pois o Ministério Público de Minas Gerais fechou um acordo para alterar os termos do cadastro.

Segundo o promotor de Justiça da comarca de Mariana, Guilherme de Sá Meneguin, as exigências propostas pela Fundação Renova impediam algumas indenizações.

O promotor também questiona o prazo final para o cadastro afirmando que o direito a indenização não prescreveu e que quem não conseguir fazer o cadastro ou receber a indenização deve procurar um advogado particular, a defensoria pública ou o Ministério Público.

A Fundação Renova afirma que trabalha para pagar os atingidos e que já disponibilizou R$500 milhões em indenizações e auxílios.

A bacia do Rio doce, atingida pelo rompimento da barragem, abastece 39 municípios que abrangem cerca de trezentas mil pessoas.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quinta-feira (28) na íntegra:

Confira outros destaques desta edição:

Ministro do Trabalho pede demissão para ser candidato em 2018

IML de Brasília e Papuda tem 10 dias para responder defesa de Maluf

Governo cria Agência Nacional de Mineração

Raquel Dodge pede ao Supremo a suspensão de decreto de indulto de Natal

Criado em 28/12/2017 - 10:15

Mais do programa