Em geral, o brasileiro começa o ano com uma série de metas a atingir e para a vida financeira, o grande objetivo de 2018 é guardar dinheiro. A segunda meta é sair do vermelho. Foi o que revelou pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Foram entrevistas 682 pessoas acima de 18 anos de todas as regiões do país e classes sociais. Jason(Dieison) Marques, servidor público, tem as duas metas: sair do vermelho e assim conseguir guardar dinheiro.
O educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, conhece a pesquisa e acredita que o brasileiro pode ter aprendido com os cortes financeiros que precisou fazer no ano passado.
A pesquisa revela que neste ano, para evitar problemas econômicos como os de 2017, os brasileiros desejam evitar o uso de cartão de crédito, organizar as contas da casa e aumentar a renda fazendo trabalhos extras.
O levantamento ainda mostrou que apesar do otimismo em relação a 2018, 55% dos entrevistados acharam que a vida econômica piorou em 2017 em comparação com 2016. A maioria teve que fazer cortes no orçamento para se adaptar, entre eles deixar de comer fora de casa, de comprar roupas, calçados e acessórios e também itens considerados supérfluos nos supermercados.