Quase 8% dos 7,9 milhões de alunos matriculados no Ensino Médio, no ano passado, cursaram o tempo integral. Esses estudantes passaram sete horas diárias nas escolas. Em 2016, apenas 6,4% estavam nessa modalidade.
No entanto, o número geral de matrículas nos últimos anos de ensino caiu em 2017, por causa da desistência dos concluintes do 9º ano de se matricularem na próxima etapa. Em 2016, foram mais de 8,1 milhões de matrículas no Ensino Médio. No ano passado, foram 7,93 milhões. Os dados são do Censo Escolar 2017, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quarta-feira (31).
Segundo a Pasta, o Ensino Médio é um dos principais gargalos da educação no Brasil. Além disso, a alta reprovação também preocupa o MEC, pois desmotiva os alunos a seguirem nos estudos. De acordo com o Censo 2017, no 3º ano do Ensino Fundamental a taxa de aprovação é de 88,4%, e continua alta até o 3º ano do Ensino Médio.
Em média, 20% dos alunos reprovam em todos os anos do Ensino Básico, o que provoca distorção entre série e idade. No Ensino Médio, cerca de 70% dos alunos estão na idade e ano certos.
Mais de 3,6 milhões de adultos, a partir de 18 anos, frequentaram a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo o Censo Escolar 2017, 99% das crianças de 6 a 14 anos estavam matriculadas em escolas de todo o país.
Ouça o programa no player.
Outros destaques desta edição:
- Governo admite mudanças no texto da Reforma da Previdência
- Termina hoje o prazo para empresas aderirem ao Supersimples