Já estão abertas as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do Ministério da Educação. O fundo financia cursos superiores não gratuitos em instituições avaliadas positivamente pelo MEC. As inscrições vão até o dia 28 de fevereiro.
Pode concorrer ao financiamento o candidato que participou do Enem e ficou com média igual ou superior a 450 pontos e não zerou a redação.
Existem duas modalidades de financiamento, o Fies e o P–Fies. Para se inscrever no Fies, é preciso ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 três salários mínimos. Já na modalidade P-Fies, podem concorrer aqueles que têm renda familiar mensal bruta, por pessoa, de 3 a 5 salários mínimos.
O montante a ser financiado depende de uma fórmula que leva em consideração o preço da mensalidade e a renda familiar do candidato. No P-Fies as condições para concessão do financiamento ao estudante serão definidas entre o banco, a instituição de ensino superior e o estudante. Após a conclusão do curso, o estudante realizará a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira.
Após o encerramento das inscrições, no dia 28 de fevereiro, serão divulgados os resultados de pré-seleção e as listas de espera. A modalidade Fies disponibilizará os nomes no dia 5 de março, enquanto a P-Fies no dia 12 de março.
Para fazer as inscrições no Fies e no P-Fies ou para outras informações, acesse o site fiesselecao.mec.gov.br.
Também foram destaques nesta edição:
- Força-tarefa da Polícia Federal chega ao Ceará
- Câmara pode votar hoje intervenção no Rio de Janeiro