Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Planos de saúde terão que reembolsar SUS por tratamentos feitos na rede pública

Supremo Tribunal Federal julgou ações relacionadas a planos de saúde nesta quarta-feira (07)

Repórter Nacional

No AR em 08/02/2018 - 11:15

Os ministros decidiram que o artigo quinto, da Lei 9.656, de 1998, é inconstitucional, porque estendia as regras sobre o reajuste dos planos para contratos firmados antes da lei começar a valer. Para os ministros, contratos que já estavam em vigor não poderiam ser alterados.

 

SUS

Outros seis artigos dessa mesma lei, que regulamenta os planos de saúde, também eram questionados nas ações e foram considerados constitucionais. Entre eles, o que obriga as seguradoras a ressarcir o Sistema Único de Saúde quando um paciente coberto pelo plano de saúde for atendido em uma unidade da rede pública. O ministro Ricardo Lewandowski considerou a cobrança adequada.

Esse artigo foi alvo de uma ação relatada pelo ministro Marco Aurélio Mello e de um recurso que teve a relatoria do ministro Gilmar Mendes. No ano passado, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) recebeu das seguradoras R$ 458 milhões referentes a pacientes cobertos por elas, mas que utilizaram a rede do SUS. A decisão, que considerou a cobrança constitucional, tem a chamada repercussão geral e será aplicada a todos os casos semelhantes. Quase 1.300 processos em todo o país aguardavam o posicionamento do Supremo.

Em outra decisão, também nessa quarta-feira (7), o Supremo Tribunal Federal considerou constitucional uma lei estadual de Mato Grosso do Sul que obriga os planos de saúde a se justificarem sempre que negarem aos segurados a realização de procedimentos ou tratamentos. O ministro Luis Roberto Barroso considera que conhecer esses motivos é um direito básico.

Com os julgamentos dessa quarta-feira, o Supremo manteve regras como o reajuste dos planos de saúde no máximo uma vez por ano e a proibição de reajuste para idoso que tem contrato com o plano de saúde há mais de 10 anos.

Confira também nesta edição do Repórter Nacional:

- Perícia vai avaliar causas de desabamento de viaduto em Brasília

- Saiba repercussão do novo texto da Reforma da Previdência na Câmara

Ouça no player abaixo:

 

Criado em 08/02/2018 - 11:27

Mais do programa