Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Radioterapia a 100% dos pacientes do SUS até 2019

Atualmente, existem no Brasil 243 aceleradores lineares, equipamentos responsáveis pelo tratamento. Até o final de 2019, serão 331.

Repórter Nacional

No AR em 02/02/2018 - 14:51

A radioterapia deverá ser oferecida a todos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no prazo de 60 dias até o final 2019. Hoje, o Brasil já possui 243 aceleradores lineares, equipamentos responsáveis pelo tratamento, e até o final do ano que vem, serão 331. A estimativa é que esses aparelhos conseguirão atender todos os pacientes que dependem do SUS. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde.

Para cumprir as metas de universalização da radioterapia, a pasta vai entregar ainda neste ano 25 aceleradores lineares em vários estados brasileiros. No próximo ano, serão entregues outros 12 aparelhos. Além deles, 104 serão redistribuídos para garantir o tratamento necessário a pacientes com os mais variados tipos de câncer.

Tratamento de Radioterapia no Hospital Universitário de Brasília

 

O ministro da saúde, Ricardo Barros, falou sobre a universalização do tratamento. "A radioterapia depende de constituição, instalação, são equipamentos que demandam cuidados para não haver vazamento de radiação", observa. "Esses novos equipamentos somados aos que já temos são suficientes para dar cobertura a todos os milhões de brasileiros que dependem exclusivamente do SUS."

Em 2017, o SUS realizou mais de dez milhões de procedimentos radioterápicos. E até o final desse ano, o Brasil deve produzir o primeiro aparelho de radioterapia.

Também foram destaques nesta edição:

- Incêndio destrói centro de distribuição dos Correios no RJ

- Hoje é dia de festa no mar para Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes

Escute o programa completo:

Criado em 02/02/2018 - 14:59

Mais do programa