Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nova fase da operação Carne Fraca prende ex-diretor da BRF

As investigações demonstraram que cinco laboratórios e setores de análises da empresa BRF teriam fraudado resultados de exames em inspeções

Repórter Nacional

No AR em 05/03/2018 - 15:29

Pelo menos dez pessoas foram presas na 3ª fase da Operação Carne Fraca chamada de operação Trapaça. Entre os presos, está o ex-diretor-presidente do grupo BRF, Pedro de Andrade Faria

Ao todo, foram expedidos 91 mandados judiciais, sendo 11 de prisão temporária, 53 de busca e apreensão e 27, de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para prestar depoimento. A Operação foi cumprida em cinco estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e São Paulo. 

As investigações demonstraram que cinco laboratórios, credenciados junto ao Ministério da Agricultura, e setores de análises da empresa BRF teriam fraudado resultados de exames em inspeções. Eles teriam informado ao Serviço de Inspeção Federal dados fictícios em laudos e planilhas técnicos. Os resultados dos exames eram relacionados a bactérias do grupo Salmonela. 

De acordo com o delegado Maurício Boscardi Grillo, a carne era exportada para 12 países, entre eles China, África do Sul, Rússia e nações da União Europeia. Ele diz também que a fraude foi descoberta por meio de e-mails trocados entre executivos e funcionários do controle de qualidade.

O Ministério da Agricultura informou que o risco à saúde pública não está "devidamente configurado". E completou dizendo que salmonela, por si só, não caracteriza risco à saúde, já que depende da forma de consumo. O órgão suspendeu o credenciamento dos laboratórios e da empresa.

O nome dado a essa fase é uma alusão ao sistema de fraudes operadas pelo grupo BRF e por laboratórios de análises de alimentos a ele vinculados.

Os investigados poderão responder por crimes como falsidade documental, estelionato qualificado e formação de quadrilha, além de crimes contra a saúde pública.

Tentamos contato com a BRF, mas até o fechamento desta reportagem a empresa não divulgou posicionamento sobre a operação. A reportagem não localizou a defesa de Pedro Faria.

Também nesta edição do Repórter Nacional:

- Centrais sindicais brasileiras fazem atos, em São Paulo, contra taxação do aço pelos Estados Unidos

- Grupo invade pista e rouba carga no aeroporto de Viracopos

Ouça no player abaixo:

Tags:  carne fraca BRF

Criado em 05/03/2018 - 15:36

Mais do programa