Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mais de dois mil detentos estão sob responsabilidade da Justiça Federal

Dados são do Conselho Nacional de Justiça com base no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões

Repórter Nacional

No AR em 24/07/2018 - 07:00

Dos mais de 726 mil detentos brasileiros, apenas 2.600 estão sob responsabilidade da Justiça Federal, acusados principalmente de tráfico internacional de drogas, falsificação de moeda, lavagem de dinheiro e crimes previdenciários.

A informação é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com base no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões. Um sistema que integra os tribunais brasileiros e permite monitorar, em tempo real, as ordens de prisão expedidas pelo Judiciário, o cumprimento dessas prisões e a soltura em âmbito nacional.

São 2.438 homens e 190 mulheres. Alguns deles estão distribuídos entre quatro presídios federais em funcionamento, o de Mossoró, no Rio Grande do Norte; Porto Velho, em Rondônia; Campo Grande, em Mato Grosso do Sul e Catanduvas, no Paraná.

Juntos esses presídios oferecem 832 vagas para presos federais e de alta periculosidade transferidos a pedido de governos estaduais. No fim do ano passado, a lotação dessas unidades era de 492 presos.

Mas a maioria dos presos condenados pela Justiça Federal cumpre pena nas prisões administradas pelos estados, que também precisam encontrar espaço para os mais de 551 mil encarcerados por crimes julgados pela Justiça Estadual.

O sistema também mostra que 1.211 mandados de prisão estão em aberto, no Brasil, dos quais 1.207 são procurados e quatro foragidos.

Ouça também no Repórter Nacional:

- Comitê Olímpico vai investir este ano R$ 153 milhões na preparação de atletas

- Brasil terá coordenação nacional de inteligência contra facções criminosas

- Michel Temer participa de reunião do Mercosul e Aliança do Pacífico

- Cármen Lúcia mantém leilão de distribuidoras da Eletrobras

 

 

Tags:  Prisão

Criado em 24/07/2018 - 11:41

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa