Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mais de 7 milhões de brasileiros estão atrasados dois anos ou mais na escola

Os dados são do estudo Panorama da distorção idade série no Brasil divulgado nesta quarta-feira pelo Unicef

Repórter Nacional

No AR em 30/08/2018 - 10:13

Mais de 7 milhões de estudantes brasileiros estão atrasados dois anos ou mais na escola, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância - Unicef. São quase cinco milhões do Ensino Fundamental e mais de 2 milhões do Ensino Médio.

Os dados são do estudo Panorama da distorção idade série no Brasil divulgado nesta quarta-feira pela entidade. O levantamento utilizou dados do Censo Escolar do ano passado. O maior número de estudantes na série inadequada para idade está entre o sexto e nono ano.

A estudante Karla Santana, de 16 anos, de Itabaiana, em Sergipe é um desses alunos em atraso escolar. Ela está no primeiro ano do ensino médio e deveria cursar o segundo. Ela explicou que nunca reprovou, mas que está atrasada porque fez um ano a mais na pré-escola. A jovem conta que na sua sala ela tem colegas bem mais atrasados que ela.

O estudo do Unicef ainda revela que a região Norte abriga o maior número de alunos na série inadequada para a idade. Lá, 41% dos alunos do ensino médio, estão em atraso escolar. Depois, vem as regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste.

A pesquisa ainda revela que parte das crianças e adolescentes com atraso escolar está concentrada em assentamentos, terras indígenas, comunidades quilombolas e áreas de preservação. Também que a maioria é parda, preta ou indígena.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quinta-feira (30) na íntegra:

 

Confira outros destaques desta edição:

- Propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa amanhã, sexta-feira

- Governo desiste de adiar reajuste dos servidores do Executivo

- Presidência descarta que vá utilizar senhas para limitar entrada de venezuelanos

- Confederação Nacional de agricultura pede a presidenciáveis o fim do frete mínimo

Tags:  escola

Criado em 30/08/2018 - 10:20

Mais do programa