Na reta final da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, mais de 90% do público-alvo recebeu a vacina, mas a meta desejada pelo Ministério da Saúde, de 95%, ainda não foi alcançada.
Os dados preliminares são do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização e indicam que a média nacional de vacinação está em 93%.
Até o momento foram aplicadas, em todo país, cerca de 20 milhões de doses das vacinas, sendo 10,4 milhões de cada, sarampo e pólio.
Onze estados atingiram os 95% do público-alvo para as duas vacinas e mais de quatro mil municípios do país, o que corresponde a 72% do total, cumpriram a meta.
Apenas os estados de Santa Catarina, Espírito Santo, Pernambuco, Amapá e Rondônia superaram a expectativa e vacinaram 100% do público-alvo.
A campanha já havia terminado, mas por causa da baixa cobertura, o ministério estendeu a vacinação até a próxima sexta-feira (14).
Cerca de 800 mil crianças ainda não tomaram as vacinas contra as duas doenças. A menor procura é pela imunização de bebês na faixa de um ano de idade.
Ouça no Repórter Nacional:
- Vera Lúcia defende reforma agrária sem indenizar desapropriações
- Jair Bolsonaro passa bem após nova cirurgia, diz hospital
- Fachin dá 15 dias para PGR decidir o que fazer com o inquérito envolvendo Temer e dois ministros
- Supremo Tribunal Federal decide que Constituição não permite o ensino doméstico sem escola