Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MPE vai apurar denúncias sobre compra e distribuição em massa de fake news

Ministro Luiz Fux chegou a declarar que a eleição poderia até mesmo ser cancelada se as notícias falsas fossem usadas para manipular os eleitores

Repórter Nacional

No AR em 19/10/2018 - 07:52

O Ministério Público Eleitoral informou que vai apurar todas as denúncias formalizadas no MPE e no Tribunal Superior Eleitoral sobre compra e distribuição em massa de fake news, as notícias falsas.

No mês de junho, o então presidente do TSE, ministro Luiz Fux, chegou a declarar que a eleição poderia até mesmo ser cancelada se as fake news fossem usadas para manipular os eleitores.

O primeiro questionamento foi feito pelo deputado federal Jean Wyllys, do PSOL do Rio de Janeiro. Ele pediu que o MPE investigue os fatos relatados pela Folha de S.Paulo, para saber se ocorreram os crimes de caixa dois e abuso de poder econômico. E que tome as devidas providências em relação à Justiça Eleitoral, que pode resultar até na cassação da chapa do PSL à Presidência da República.

O PDT pede que o TSE anule a candidatura de Jair Bolsonaro. Na semana passada, o partido declarou “apoio crítico” ao petista Fernando Haddad. Se a candidatura de Bolsonaro for anulada, o presidenciável do PDT, Ciro Gomes, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, poderia disputar o segundo turno contra Haddad.

Já o candidato do PT, Fernando Haddad, quer que a Justiça analise se ocorreu abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. Pede, ainda, que Jair Bolsonaro fique inelegível por oito anos e a prisão dos envolvidos.

E as manifestações não foram apenas políticas. O Idec, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, formalizou uma representação no Ministério Público do Distrito Federal, para investigar o uso ilegal de dados pessoais pelas empresas citadas na reportagem.

 Na tarde desta sexta-feira, representantes da coligação de Fernando Haddad vão se reunir com a presidente do TSE, ministra Rosa Weber. Ainda durante a tarde, Rosa Weber vai conceder uma entrevista coletiva, com o objetivo de fazer um balanço do primeiro turno das eleições. Também participam da coletiva os ministros da Segurança Pública, Raul Jungmann; do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Sérgio Etchegoyen; e da Advocacia-Geral da União Grace Mendonça; além do diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, e da procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Ouça o Repórter Nacional (7h20) desta sexta-feira (19):

 

 

Confira outros destaques desta edição:

- Datafolha divulga segunda pesquisa de intenção de voto para as eleições presidenciais

- Fernando Haddad reclama de fraude e diz que quer disputar segundo turno contra Ciro Gomes 

- Defesa pede ao STF que senador Acir Gurgacz  exerça mandato durante o dia

- Governo mantém leilão da Amazonas Energia, mas se fracassar, Eletrobras deve liquidar distribuidora de energia

Criado em 19/10/2018 - 08:25

Mais do programa