O desfile da cerimônia de posse do futuro presidente Jair Bolsonaro vai ocorrer no período da tarde desta terça-feira (1), sob forte esquema de segurança.
Segundo planejado pelo Gabinete de Segurança Institucional, Bolsonaro deve chegar às 14h25 deste dia 1º de janeiro, à Catedral Metropolitana de Brasília, localizada no início da Esplanada dos Ministérios. De lá, segue até o Congresso Nacional, a bordo do Rolls Royce, o carro presidencial. Ainda não está definido se Bolsonaro vai desfilar com a capota do veículo aberta ou fechada.
A chegada ao Congresso está prevista para as 14h50 da tarde, onde Bolsonaro vai ser recebido pelos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira, além de outras autoridades.
No Congresso ocorre a posse, oficialmente. Bolsonaro faz o primeiro discurso como Presidente do Brasil e segue para o Palácio do Planalto às 16h20. Por lá, recebe a faixa presidencial e faz o discurso oficial no parlatório. Às 18h25, o novo presidente segue para o Itamaraty, onde recebe autoridades e representantes de diversos países.
Nesta terça-feira, o tráfego de veículos vai estar completamente interditado, na Esplanada dos Ministérios e nas vias próximas ao local. Por lá, o acesso à Esplanada só poderá ser feito a pé, a partir da Rodoviária do Plano Piloto
Ouça o Repórter Nacional (7h30) de segunda-feira (31):
Outros destaques desta edição:
- Presidente Michel Temer decide que este ano não vai conceder indulto de Natal
- Corrida de São Silvestre leva hoje mais de 30 mil participantes às ruas de São Paulo
- Vésperas de Ano Novo é dia de balanço do ano velho e de fazer simpatias para trazer sorte