O Sisu 2019 vai oferecer mais de 230 mil vagas, em 129 instituições públicas de ensino superior em todo o país.
As inscrições começam nesta terça-feira (22) e vão até sexta-feira, dia 25.
Para os curiosos, ansiosos ou precavidos, o Ministério da Educação lançou um simulador de notas.
A ferramenta permite que o candidato veja em quais cursos teria sido aprovado em edições anteriores do processo, por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para voltar a cursar Direito, curso que começou na Universidade de Brasília, o amapaense Patrique Lima, de 31 anos, fez novamente o Enem. A expectativa é conseguir uma vaga na Universidade de São Paulo (USP). Ele fez a simulação.
O sistema está disponível no site sisu.mec.gov.br. O candidato deve inserir as notas das disciplinas de ciências da natureza, ciências humanas, linguagem, matemática e redação do Enem que tenha participado. Em seguida, deve marcar a alternativa "ampla concorrência" ou "lei de cotas". Entre os filtros disponíveis, a busca pode ser feita por curso, estado e turno.
O Ministério da Educação pretende manter o simulador atualizado e disponível para acesso durante todo o ano. Segundo o MEC, dessa forma, os estudantes vão poder saber o que precisam melhorar no próximo Enem para obter uma vaga no curso de graduação desejado.
Ouça o Repórter Nacional (7h30) desta segunda-feira (21):
Outros destaques desta edição:
- Bolsonaro chega hoje a Davos, na Suíça, para participar do Fórum Econômico Mundial
- Ministro da Infraestrutura anuncia concessão de três ferrovias até 2020
- Theresa May deve apresentar hoje “plano B” para o Brexit