A expectativa de líderes partidários da Câmara dos Deputados era de que as 25 comissões temáticas da casa fossem instaladas depois do carnaval. Mas o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, quer antecipar a instalação da Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ, para próxima terça-feira (26).
É na CCJ onde começa a tramitação da reforma da previdência. A comissão debate se há inconstitucionalidade nos projetos, sem entrar no mérito das propostas. O líder do DEM na Câmara, deputado Elmar Nascimento, acredita que é possível até mesmo instalar as 25 comissões já na próxima semana.
Já o vice-líder do PT na Casa, deputado Carlos Zarratini, duvida que a CCJ seja instalada antes do carnaval porque a negociação pela presidência das comissões costuma ser feita em bloco e muitas ainda estão em disputa pelos partidos. De qualquer forma, Zarratini ressalta que a obstrução da oposição contra a reforma vai começar já na CCJ.
A reforma da previdência tem um longo caminho de tramitação na Câmara. Após a CCJ, será criada a comissão especial que vai ter um prazo de 40 sessões do Plenário para apresentar emendas com alterações ao texto e votar a matéria. Só então é que a proposta será analisada pelo plenário, onde precisa de 308 votos para ser aprovada.
Ouça o Repórter Nacional: