Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Lei do Novo Cadastro Positivo é sancionada

A expectativa é que com o Cadastro Positivo o acesso ao crédito seja facilitado e os juros para os bons pagadores seja menor

Repórter Nacional

No AR em 08/04/2019 - 19:33

O texto enviado pelo Congresso Nacional foi sancionado nessa segunda-feira, 8, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro em uma cerimônia no Palácio do Planalto.

O sistema do Cadastro Positivo funciona como um banco de dados que reúne informações sobre o histórico de crédito dos consumidores. Cada consumidor tem uma pontuação chamada de score. Essa pontuação que vai definir se ele é um bom pagador.

De acordo com o secretário especial do Ministério da Economia, Carlos da Costa, 22 milhões de consumidores estariam aptos para serem inseridos automaticamente no cadastro neste primeiro momento.

Mas o secretário acredita que o cadastro positivo possa receber as informações de até  110 milhões de pessoas e que o sistema funcione nesta nova etapa em 6 meses.

O cadastro Positivo já existe desde 2011 e reúne cerca de 6 milhões de pessoas. Antes a adesão dos consumidores era voluntária. A partir de agora que não quiser fazer parte da lista deve se manifestar.

Ainda de acordo com secretário a medida deve gerar renda e movimentar a economia do País.

Também são destaques do Repórter Nacional Edição das 18h dessa segunda-feira, 8:

- Mudança no Ministério da Educação: Bolsonaro exonera Ricardo Vélez e anuncia Abraham Weintraub como sucessor

- Governo do Pará vai usar cabos de aço para recuperar trecho de ponte que caiu no último sábado

- Ministério Público de São Paulo abre inquérito para apurar reforma feita no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista

- No Rio de Janeiro, família libera corpo de músico morto em ação na zona norte da capital fluminense

 

Criado em 08/04/2019 - 19:37

Mais do programa