Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Levantamento conclui que obras e infraestrutura estão se deteriorando por falta de manutenção

Estudo foi feito em 22 cidades, sendo 11 capitais e mostra que é necessária intervenção de reparo sob o risco de falha ou colapso

Repórter Nacional

No AR em 18/06/2019 - 07:30

Os casos se repetem: em Brasilia, um viaduto no Eixão Sul desmoronou. Em São Paulo, um edifício ocupado irregularmente veio abaixo e viadutos e pontes foram interditados para não terem o mesmo destino. No Rio de Janeiro, o Museu Nacional pegou fogo e em Minas Gerais barragens de mineradoras se romperam e deixaram um rastro de destruição e morte. Segundo a Federação Nacional dos Engenheiros, falta manutenção.

Levantamento feito em 22 cidades, sendo 11 capitais, mostra que é necessária a intervenção de reparo ou substituição em até 20% das edificações em função de sintomas de degradação, risco de falha ou colapso.

Para o engenheiro Artur Araújo, consultor do projeto Cresce Brasil, as políticas de austeridade no setor público têm impacto direto na manutenção. 

Artur Araújo diz que manutenção também não é prioridade no setor privado.

Já Murilo Pinheiro, presidente Nacional da Federação dos Engenheiros, alerta que os governos precisam criar áreas responsáveis por cuidar da manutenção. 

Como exemplo, Murilo calcula que a manutenção do viaduto que cedeu no ano passado em São Paulo custaria  5% do que está sendo gasto para recuperar a estrutura, em torno de R$ 30 milhões.

Em nota, a prefeitura de São Paulo afirmou que está pagando o preço da omissão histórica de inúmeras administrações e que, de 185 pontes e viadutos, já foram vistoriados 73.

Os debates sobre a engenharia de manutenção ocorreram nessa segunda-feira em São Paulo, no sindicato dos Engenheiros do Estado.

Ouça o Repórter Nacional (7h30) desta terça-feira (18):


Outros destaques desta edição:

- Secretário Adjunto de Desestatização do Ministério da Economia será o novo presidente do BNDES     

- Reforma da previdência começa a ser debatida hoje na Comissão Especial da Câmara

- Contram decide que para tirar carteira de motorista não é mais necessário fazer aulas no simulador de direção

- Justiça paulista autoriza leilão de unidades produtivas da empresa aérea Avianca

Tags:  infraestrutura

Criado em 18/06/2019 - 09:31

Mais do programa