Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Governo Federal anuncia novo corte de 1,4 bilhão no Orçamento

O objetivo é evitar desrespeito à meta fiscal, de déficit de 139 bilhões de reais nas contas do governo

Repórter Nacional

No AR em 22/07/2019 - 18:00

O corte de despesas no governo federal resultou na economia de 3 bilhões 470 milhões de reais no terceiro bimestre do ano, em comparação com o segundo bimestre. O problema é que a arrecadação de recursos teve queda bem maior, de quase 6 bilhões.

A despesa discricionária, aquela que o governo costuma cortar, se manteve estável em 97 bilhões 630 milhões de reais, nos meses de maio e junho, em comparação com março e abril. O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, admitiu que podem faltar recursos para os ministérios e para executar programas de governo a partir de setembro.

A diferença entre esses dois valores- receitas e despesas - é o que os economistas chamam de resultado primário das contas do país, que, mais uma vez, ficou negativo, em quase 2 bilhões 486 milhões de reais. Para tentar equilibrar as contas, o bloqueio de recursos, conhecido como contingenciamento, vai exigir o corte de 2 bilhões 267 milhões de reais. O que eleva o contingenciamento deste ano para mais de 34 bilhões 230 milhões.

Também são destaques do Repórter Nacional Edição das 18h dessa segunda-feira, 22:

- Ministério da Infraestrutura pede suspensão da nova tabela de frete

- Reforma Tributária será tema da reunião de ministros na semana que vem

- Atenção trabalhadores!! Pagamento do PIS/Pasep para nascidos em julho começa na quinta-feira   

Clique e ouça o jornal completo:

Criado em 22/07/2019 - 19:00

Mais do programa