O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro enviou ao Superior Tribunal de Justiça denúncia contra dois conselheiros do Tribunal de Contas do Estado. José Gomes Graciosa e Marco Antônio Barbosa de Alencar foram denunciados, junto com as esposas, por crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. As denúncias, protocoladas nesta sexta-feira, terão a relatoria do ministro Felix Fischer.
Trata-se de mais um desdobramento das operações Descontrole e Quinto do Ouro, que apuram práticas criminosas por conselheiros DO TCE, além de empresários e políticos. As Investigações, que tiveram como base dados obtidos em acordos de colaboração premiada, revelaram que o esquema funcionou durante 17 anos – entre 1999 e 2016, com cobrança e pagamento de vantagens indevidas, passando por vários governos.
Segundo o MPF, em boa parte dos contratos firmados entre o governo estadual e empresas de diversos setores para a realização de obras ou prestação de serviços havia acerto para que um percentual fosse repassado ao esquema criminoso.
Também são destaques do Repórter Nacional Edição das 18h dessa sexta-feira, 19:
- Presidente Jair Bolsonaro confirma liberação do FGTS e prevê anúncio da medida para a semana que vem
- Esposa e irmãos do ex-governador de Manaus, Omar Aziz, são presos em operação que investiga desvio de recursos no governo do estado
- Gabriel Medina é campeão da etapa sul-africana do mundial de surfe