Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sarampo: campanha orienta imunização de crianças a partir dos 6 meses

Normalmente, a proteção vacinal contra o sarampo começa quando a criança completa um ano

Repórter Nacional

No AR em 23/08/2019 - 09:39

Na guerra contra o sarampo, o Ministério da Saúde lançou uma campanha de vacinação que tem como meta imunizar crianças a partir dos 6 meses de idade. Normalmente, a proteção vacinal contra o sarampo começa quando a criança completa um ano, e recebe a primeira dose da tríplice viral.

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, explica que a medida pretende proteger esse público-alvo que é o mais suscetível a casos graves e óbitos decorrentes da doença.

Os estados vão receber 10% a mais das doses para a aplicação nessa faixa etária. A meta é vacinar cerca de 1milhão e 400 mil crianças menores de 1 ano de idade.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou, nos últimos 90 dias, mais de 1.600 casos confirmados de sarampo, 99% foram confirmados no estado de São Paulo.

A pasta ressalta que a chamada “dose zero” não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação. A imunização de rotina deve ser mantida. Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis precisam  levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ª dose) para tomar a vacina tetra viral.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta sexta-feira (23):

 

Outros destaques desta edição:

- Presidente Jair Bolsonaro diz que países usam incêndios para tentar prejudicar o Brasil

- Comissão Externa também vai tratar das queimadas

- Relator da reforma da previdência na CCJ do Senado adia para a semana que vem a entrega do parecer

- Ministério da Economia quer cortar 300 milhões de reais das próprias despesas até o final do ano         

Tags:  Sarampo

Criado em 23/08/2019 - 09:48

Mais do programa