No Censo da Educação Superior 2018, divulgado nesta quinta-feira, pelo MEC, o número de alunos que frequentaram cursos a distância foi, pela 1ª vez também, maior do que o número de alunos dos cursos presenciais. Segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, isso se deve à melhora nas tecnologias.
Entre os estudantes da rede privada, 45% escolheram o ensino a distância, o chamado EAD. Enquanto essa modalidade ofereceu mais de sete milhões de vagas no ano passado, foram mais de 6 milhões oferecidos para a graduação presencial.
O levantamento mostra, ainda, que, no Brasil, dos cerca de oito milhões de alunos do ensino superior, 75%, ou seja, seis milhões, estavam na rede particular. Os outros dois milhões estudam em universidades federais, estaduais ou municipais. Entre os que estudam em faculdades pagas, quase 47% têm algum tipo de financiamento, como PROUNI e FIES.
Alexandre Lopes também explica que o grau de desistência também chama atenção, principalmente nos cursos de Licenciatura. Segundo ele, nos cursos de física, por exemplo, a cada dez estudantes que se matriculam, apenas dois se formam.
O levantamento também revela que o Brasil tem mais de 2.500 instituições de graduação, e que o rendimento no ENEM 2017 foi melhor entre os estudantes de ensino público federal.
Ouça o Repórter Nacional (7h) desta sexta-feira (20):
Outros destaques desta edição:
- Davi Alcolumbre vai questionar o STF sobre ação da Policia Federal no gabinete do senador Fernando Bezerra
- Pesquisa da CNT mostra redução do número de mortes nas rodovias brasileiras
- Pista principal do Aeroporto Santos Dumont, no Rio, volta a operar amanhã