O relator da reforma tributária na CCJ do Senado, Roberto Rocha, conversou com os jornalista acompanhado do ex-deputado Luiz Hauly, autor original da proposta apresentada quando exercia o mandato.
O projeto de Hauly, relatado pelo senador Roberto Rocha, propõe a substituição de nove tributos por apenas um, o Imposto Sobre Bens e Serviços.
Na prática, a proposta ainda não está fechada, mas a ideia é criar um imposto nos moldes do Imposto sobre Valor Acrescentado, IVA, utilizado em países como Portugal, Canadá e Japão.
O ex-deputado afirma que o sistema tributário atual estrangula a economia brasileira. Hauly critica a renúncia fiscal do governo federal e a guerra fiscal que ocorre nos municípios.
Hoje, Câmara e Senado discutem dois textos diferentes, e o governo já anunciou que também trabalha em uma 3ª PEC. No da Câmara, por exemplo, a proposta prevê a exclusão de cinco impostos.
Mas a ideia do presidente da casa, senador David Alcolumbre, é que as três propostas se transformem em apenas um texto. O relator Roberto Rocha disse que está conversando com a equipe econômica e que, por enquanto, o governo não deve enviar ao Congresso a proposta de reforma tributária em análise pela equipe do ministro Paulo Guedes.
No Senado, a proposta da reforma tributária tramita junto com a da previdência na comissão de constituição e justiça. Na agenda da CCJ, a Reforma Tributária continua sendo tema de audiências públicas previstas para esta semana.
Na Câmara, a discussão da reforma tributária já foi aprovada na CCJ e está agora na Comissão Especial.
O objetivo da Reforma tributária é simplificar os impostos, melhorar o ambiente de negócios e incentivar o crescimento econômico do país.
Ouça o Repórter Nacional (7h) desta terça-feira (03):
Outros destaques desta edição:
- Por causa de cirurgia no domingo, presidente Jair Bolsonaro cancela ida à Colômbia para reunião sobre a Amazônia, mas garante que vai à ONU, na segunda quinzena de setembro, para falar sobre a região
- No Senado, Reforma da Previdência já tem mais de 300 emendas
- Furacão Dorian mata cinco pessoas nas Bahamas e se aproxima dos Estados Unidos com menos força