Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mec anuncia que vai aplicar duas provas do Revalida por ano

O exame, que faz a revalidação dos diplomas de médicos formados em universidades do exterior, não ocorre desde de 2017, e poderá ser feito de maneira digital

Repórter Nacional

No AR em 28/11/2019 - 18:00

O Ministério da Educação apresentou nesta quinta-feira, as novas regras do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, o Revalida, aprovado pelo congresso nacional, na ultima quarta feira. O Programa permite que médicos formados no exterior possam exercer a profissão dentro do país.

Agora, duas edições das provas serão aplicadas ao ano, já a partir de 2020 – uma em cada semestre. As faculdades de medicina privadas também poderão revalidar os diplomas dos candidatos aprovados. A parte teórica poderá ser feita digitalmente, e vai custar cerca de 330 reais, equivalente a 10% do valor das bolsas de residência. Já o custo do exame prático será de 3.300 reais, pagos pelos próprios candidatos, sem gasto público. A única exigência é que os cursos de medicina das faculdades particulares tenham nota 4 ou 5 no SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. A última prova do revalida aconteceu em 2017, e cerca de 15 mil pessoas, formadas no exterior, esperam a revalidação dos diplomas. 

O revalida tem impacto direto na medida provisória que criou o programa médicos pelo Brasil, neste ano. A MP substitui o Mais médicos, lançado em 2013, para levar atendimento para áreas mais distantes e carentes do país. De acordo com o governo, mais de 7 mil profissionais serão enviados para esses locais, nas funções de médico da família e tutor médico.

Confira esta e outras notícias no Repórter Nacional:

Tags:  revalida

Criado em 28/11/2019 - 19:15

Mais do programa