Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa do Ipea revela que o funcionalismo no Brasil custa 750 bilhões de reais

São 11 milhões de servidores atualmente, um crescimento de 123% em 32 anos

Repórter Nacional

No AR em 06/12/2019 - 18:00

O gasto anual do Brasil com os servidores públicos ativos ultrapassou os R$ 750 bilhões em 2017, o que corresponde a 10,5% da soma dos bens e serviços produzidos no país.  O dado é do estudo Três Décadas de Evolução do Funcionalismo Público no Brasil, divulgado nesta sexta-feira pelo Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

A nova versão da ferramenta traz informações de 1986 a 2017 sobre a estrutura e a remuneração no serviço público federal, estadual e municipal, relativas aos três poderes:  Executivo, Legislativo e Judiciário.

Segundo a pesquisa, o funcionalismo público cresceu 123% em 32 anos, o que significa que o número de vínculos, ou postos de trabalho no setor, subiu de 5 milhões para 11 milhões. Esse aumento foi concentrado, principalmente, na esfera municipal. Apesar do crescimento expressivo, o pesquisador do Ipea, Felix Lopes, ressalta que não se pode afirmar que há inchaço da máquina pública. O levantamento mostra que apenas um em cada dez servidores é da esfera federal, que aumentou em 28% o número de vínculos.  Já nos estados, a expansão foi de 50%. Na esfera municipal, que concentrou a maior parte desse crescimento, os postos de trabalho no setor público subiram 276%. Desses, 40% correspondem aos profissionais da área da educação e saúde. 

O Atlas também revela que, em 2017, persistia a diferença nas remunerações dos três níveis federativos.  Apesar de representarem 60% dos vínculos no setor público, os servidores municipais ganham, em média, três vezes menos que os federais. 

A participação feminina no funcionalismo público avançou nesses 32 anos, mas as mulheres continuam ganhando menos que os homens, em todos os níveis.  A explicação, segundo os técnicos do Ipea, é a predominância feminina em ocupações de menor remuneração. O estudo apontou, ainda, um aumento da escolaridade dos servidores em todos os níveis da administração. 

Clique e confira esta e outras notícias do Repórter Nacional:

Criado em 06/12/2019 - 19:42

Mais do programa