Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Morre mais uma pessoa por suspeita de intoxicação por consumir cerveja da Backer  

A morte foi confirmada nessa segunda-feira pela Polícia Civil como sendo a sétima em decorrência da intoxicação

Repórter Nacional

No AR em 10/03/2020 - 07:42

Mais uma pessoa morreu em Belo Horizonte suspeita de intoxicação pela substância tóxica dietileno-glicol.  A vítima teria consumido cervejas da empresa Backer.

A morte foi confirmada nessa segunda-feira pela Polícia Civil como sendo a sétima em decorrência da intoxicação. A Associação das Famílias das Vítimas da Backer confirmou que o paciente era Ronaldo Victor Santos, de 49 anos.

Desde janeiro, a Polícia Civil mineira investiga se a contaminação foi causada por cervejas da Backer.  A investigação teve início após pacientes relatarem sintomas de insuficiência renal aguda e alterações neurológicas.

Paula Soares é ex-mulher e amiga de Erico Lucke, internado desde dezembro em Belo Horizonte devido a contaminação pelo dietileno-glicol. Ela afirma que as vítimas ainda aguardam que a Backer assuma a responsabilidade de custear os tratamentos dos pacientes.

A polícia afirmou que 38 casos de intoxicação estão em apuração. A investigação ainda está em curso. Mais de 50 pessoas já foram ouvidas pela polícia, entre testemunhas, vítimas e familiares. 

Uma nova substância tóxica derivada do metabolismo do dietileno-glicol, chamada acido digli-cólico, foi encontrada em 11 amostras pesquisadas pela polícia. Ela é responsável pelas lesões nos órgãos neurais e renais das vítimas.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais informou que foram notificados 31 casos suspeitos por intoxicação pelo dietileno-glicol. Apenas 4 casos foram confirmados pelo órgão, os demais 27 continuam sob investigação. A morte confirmada nesta segunda-feira é um dos casos que ainda está em investigação pela Secretaria.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais desbloqueou parte dos recursos da Backer para cobrir o tratamento médico das vítimas. A justiça reduziu de 100 milhões para 5 milhões o valor do bloqueio judicial ocorrido em fevereiro.

Em nota, a Backer lamentou a morte do paciente e disse que já entrou em contato com a família, se colocando à disposição para ajudar no que for necessário.

Sobre a decisão judicial, a cervejaria disse que finalmente terá condições de oferecer suporte aos clientes e às famílias.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta terça-feira (10):

 

Outros destaques desta edição:

- Brasil investe na simplificação da economia para buscar novas oportunidades de negócios diz Bolsonaro a empresários americanos

- Sobe para 30 casos confirmados de coronavírus no país

- Congresso pode votar hoje projetos que garantiram manutenção de vetos à LDO

Tags:  Cerveja backer

Criado em 10/03/2020 - 07:52

Mais do programa