Segundo o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, praticamente 6 de cada 10 leitos de UTI já estão ocupados. A cidade conta, até agora, com 378 leitos para pacientes graves de coronavírus, sendo que 56% já estão sendo usados.
A ocupação dos leitos de enfermaria chegou a 60%. São 1.688 leitos para atender pacientes de média e baixa complexidade, tanto nos hospitais municipais quanto nos hospitais de campanha.
A promessa da prefeitura é entregar até o final do mês mais 583 leitos de UTI e outros 1.474 leitos de enfermaria. Segundo o Ministério da Saúde, o país ainda está longe de chegar ao pico da epidemia, previsto para acontecer entre maio e junho.
Por outro lado, voltou a crescer o índice de isolamento social. Segundo o sistema de monitoramento, nesse domingo, 59% das pessoas ficaram em casa. Na semana passada, o índice chegou a 47%. Mas o número ainda está longe do ideal. Segundo o coordenador do Centro de Contigência para Coronavírus, David Uip, o índice de isolamento precisa chegar a 70%
A partir dessa terça-feira, fiscais da Vigilância Sanitária vão fazer patrulhas educativas em comércios e serviços que estão descumprindo a quarentena. Policiais militares vão acompanhar o trabalho dos fiscais. Os estabelecimentos que estiverem abertos vão receber uma advertência e os que se recusarem a fechar serão interditados.
Ouça também:
- Coronavírus: Brasil tem mais de 1.300 mortes e 23,4 mil casos confirmados
- Ministro Marcos Pontes visita laboratório em Minas-Gerais; Governo vai liberar mais de R$ 2,8 milhões para pesquisas sobre a Covid-19
- Equador entra em colapso sanitário após recolhimento de mais de 700 corpos em casas e nas ruas