Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Denúncias de violência contra a mulher poderão ser feitas por aplicativo

Nova ferramenta poderá ser acessada por aparelhos equipados com os sistemas Android e IOS

Repórter Nacional

No AR em 03/04/2020 - 09:29

Essa foi uma das ações anunciadas na coletiva do governo federal, dessa quinta-feira (2), pela ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, para ajudar a superar o período de crise; causada pela pandemia da Covid-19. O disque 100 de proteção às crianças, também vai integrar essas plataformas digitais.

Segundo a ministra, está aumentando a violência contra a mulher, durante a quarentena. Ela citou o Rio de Janeiro, onde os registros aumentaram em 5%. Para Damares, esse número é expressivo porque, no estado, é possível fazer o boletim de ocorrência on-line, o que não acontece na maior parte do país.

Outra novidade apontada pela ministra é que, a partir desta quinta-feira, o site da ouvidoria do ministério ficará no ar 24 horas por dia.

Damares Alves ainda mencionou os brasileiros que estão retidos no exterior, por causa da falta de vôos. E relatou que eles estão recebendo apoio de instituições religiosas naqueles países, principalmente em Portugal.

A ministra ainda alertou para os riscos de aumento de casos de acidentes domésticos, que costumam causar a morte de 2.000 crianças, por ano, no país. Nesta sexta-feira (3), o ministério vai lançar uma cartilha de orientações sobre como evitar acidentes, principalmente envolvendo crianças e idosos.

Damares Alves disse que o ministério vai olhar também para os povos tradicionais. Os cerca de 1.200 ciganos que vivem no Brasil, serão orientados a manterem os acampamentos onde estão, durante a quarentena. E na semana que vem, o ministério vai anunciar ações para pessoas em situação de rua, com apoio do programa Pátria Voluntária.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta sexta-feira (03):

 

Outros destaques desta edição:

- Já está valendo a lei que criou o auxílio emergencial para ajudar trabalhadores informais
- Sobe para mais de 7.900 o número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no pais
- No mundo, número de casos já passou de 1 milhão
- Hamilton Mourão anuncia criação de comisão para tratar da Covid-19 na Amazônia Legal

Criado em 03/04/2020 - 09:39

Mais do programa