Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Centro de Operações Espaciais é inaugurado em Brasília

Uma das metas é levar internet de alta velocidade a regiões mais afastadas do país

Repórter Nacional

No AR em 24/06/2020 - 08:06

O governo federal inaugurou nessa terça-feira o Centro de Operações Espaciais, Cope. A instalação funcionará como sede do controle do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, SGDC. O centro de operações fica no Comando de Operações Aeroespaciais, uma base militar no Lago Sul, bairro nobre de Brasília.

Além do uso militar, o satélite geoestacionário, controlado a partir do Centro de Operações Espaciais, tem, entre seus objetivos, reduzir desigualdades sociais. Isso porque vai levar internet de alta velocidade a regiões mais afastadas do país.

O presidente da Telebras, Waldemar Ortunho, destacou que os provedores comerciais de internet não se interessaram em conectar essa parcela da população.

O satélite geoestacionário é monitorado por profissionais da Telebrás, da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Isso já era feito, mas será aperfeiçoado com o trabalho integrado nas novas instalações. A partir desse satélite, a Telebras já levou internet banda larga a 300 unidades básicas de saúde.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que o Centro de Operações Espaciais também terá o papel de melhorar a prestação de serviços públicos.

O Centro de Operações Espaciais, Cope,instalado em Brasília, faz parte de uma rede formada por 13 unidades. A principal, na capital do país. Existe um Cope secundário no Rio de Janeiro. Outras três unidades intermediárias, chamadas de gateways, funcionam em Campo Grande, Florianópolis e Salvador. E oito centros de monitoramento de sistemas operam em outras regiões do país.

O presidente Jair Bolsonaro participou da cerimônia de inauguração, mas não discursou.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quarta-feira (24):

Outros destaques desta edição:

-  Coronavírus: Ministério da Saúde anuncia que vai apresentar hoje estratégia para testagem em massa da população

-  Com mais de 434 óbitos em um dia, estado de São Paulo teve novo recorde de mortes pela Covid 19         

- Senado aprova PEC que prevê adiamento das eleições deste ano

Criado em 24/06/2020 - 08:24

Mais do programa