Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

ANS obriga planos de saúde a cobrirem teste sorológico da Covid-19

A decisão foi tomada após a ANS concluir análise técnica das evidências científicas disponíveis e promover amplo debate sobre o tema com o setor regulado e a sociedade

Repórter Nacional

No AR em 13/08/2020 - 18:00

Os planos de saúde são obrigados a cobrir os testes sorológicos para a Covid-19. A medida foi aprovada pela Diretoria da ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, por unanimidade, em reunião nesta quinta-feira. O colegiado decidiu incorporar, de forma extraordinária, ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde o teste sorológico para detectar a presença de anticorpos produzidos pelo organismo após exposição ao novo Coronavírus.

A decisão passa a valer a partir desta sexta-feira. O procedimento incorporado é a pesquisa de anticorpos IgG ou anticorpos totais. Essa cobertura passa a ser obrigatória para os beneficiários de planos de saúde a partir do oitavo dia do início dos sintomas, conforme a necessidade do paciente e de acordo com solicitação médica. 

O teste sorológico é o chamado teste rápido para o novo coronavírus. O exame de sorologia identifica a presença ou não de anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue dos pacientes que foram expostos ao vírus em algum momento. 

A ANS já havia tornado a cobertura do teste obrigatória pelos planos de saúde em junho, em cumprimento a uma decisão judicial, dada em Ação Civil Pública movida pela Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde de Pernambuco. No entanto, no mês seguinte, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região derrubou essa decisão.

Ouça também:

- Brasil recebe 1 bilhão de dólares do Banco Interamericano de Desenvolvimento para pagamento de programas emergenciais 

- Israel e Emirados Árabes Unidos chegam a acordo de paz histórico 

 

Criado em 13/08/2020 - 18:43

Mais do programa