Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TSE e Ministério da Justiça anunciam início da Operação Integrada Eleições 2020

O monitoramento em tempo real será feito no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, do Ministério da Justiça

Repórter Nacional

No AR em 16/10/2020 - 17:24

O Tribunal Superior Eleitoral e o Ministério da Justiça anunciaram nessa sexta-feira o início da Operação Integrada Eleições 2020. O ministro da Justiça, André Mendonça, apresentou ao presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, o plano de segurança para os dois turnos das eleições municipais, nos dias 15 e 29 de novembro.

Os governos estaduais foram ouvidos durante a elaboração do Plano Integrado de Segurança. Foram eles que indicaram os locais onde deve ocorrer o combate mais forte a crimes como boca de urna, compra de votos e transporte irregular de eleitores.

Além dos órgãos estaduais, a operação de segurança nas eleições vai contar com a participação das polícias Federal e Rodoviária Federal. O monitoramento em tempo real será feito no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, do Ministério da Justiça.

E, neste momento, o TSE faz a Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais. Essa fase marca o fechamento das urnas eletrônicas, com a validação dos programas relacionados ao sistema que registra e envia os votos para totalização na Justiça Eleitoral. É uma medida para evitar fraude.

A cerimônia será semi-presencial, devido às medidas de distanciamento adotadas por causa da pandemia da covid-19. Entre os convidados estão representantes de partidos políticos e dos três Poderes, além de entidades de classe. Alguns comparecem pessoalmente e outros acompanham por videoconferência.

Ouça também:

- Dois laboratórios norte-americanos prometem vacina contra a Covid 19 para o mês de novembro 

- Em São Paulo, Doria afirma que vacina será obrigatória quando estiver disponível...

-  E lança plano para recuperar a economia e atrair investimentos para o estado  

Criado em 16/10/2020 - 18:55

Mais do programa