Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Decreto vai destinar recursos para promoção do aleitamento materno

A medida consta em decreto do Ministério da Saúde publicado no Diário Oficial desta segunda-feira.

Repórter Nacional

No AR em 07/12/2020 - 18:00

Atualmente, 60% dos bebês brasileiros de até quatro meses se alimentam exclusivamente do leite materno. Em 1986, esse índice não chegava a 5%, segundo dados do Ministério da Saúde. 

O programa federal Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil está ajudando a aumentar esse índice; por meio da formação e do trabalho de equipes que atuam nas unidades básicas de saúde incentivando a amamentação.

Para que cada vez mais mulheres entendam a importância do aleitamento para seus filhos, quase R$17 milhões de reais foram disponibilizados para 2.309 equipes de saúde do programa, que atuam em 400 municípios incentivando a amamentação. 

Os repasses variam entre R$ 9 mil até 16 mil reais. Serão disponibilizados, no máximo, 120 mil reais por cidade. A medida consta em decreto do Ministério da Saúde publicado no Diário Oficial desta segunda-feira. 

Os valores deverão ser utilizados para fortalecer o aleitamento materno e a alimentação complementar adequada e saudável para crianças de até dois anos; e também colocar em prática ações de vários setores que apoiem as famílias a ter uma alimentação saudável.

Para saber se as atividades desenvolvidas nos municípios deram certo, o Ministério da Saúde vai avaliar os dados do Sistemas de Informação da Atenção Primária; e observar se houve aumento do número de crianças de até dois anos com registro nutricional e de práticas alimentares.

 

Ouça também:

 - Idosos e profissionais da saúde serão os primeiros a receber vacina contra a covid-19 em São Paulo 

-  Atividade industrial mantém crescimento em outubro

- Abono salarial começa a ser pago amanhã          

- No Congresso Nacional, Maia afirma que trabalha na escolha de um sucessor na Câmara

Criado em 08/12/2020 - 07:30 - Episódio Repórter Nacional 07/12/2020 18H

Mais do programa