Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Polícia Federal faz maior apreensão de madeira irregular da história do Brasil

Imagens de satélite e sobrevoos de helicóptero levaram a Polícia Federal aos locais onde foram encontradas as toras de madeira

Repórter Nacional

No AR em 21/12/2020 - 18:00

A Polícia Federal divulgou nesta segunda-feira (21) a maior apreensão de madeira da história do Brasil. Quarenta e três mil e setecentas toras foram localizadas em vários pontos desmatados no Pará ao longo dos rios Mamuru e Arapiuns. A área é do tamanho de Brasília.

O volume de madeira apreendida é estimado em 131 mil metros cúbicos, mas segundo o Ministério Público Federal do Amazonas, esse número pode ser ainda maior.

O fio para o início das investigações foi a apreensão em meados de novembro de uma balsa em Parintins, município amazonense que faz fronteira com o Pará. A embarcação tinha 3 mil metros cúbicos de madeira extraídos em terras paraenses.

De acordo com o procurador da república Leonardo Galiano, responsável pelo caso, agora o resgate de toda essa madeira será feito em colaboração com o Exército. Galiano afirma ainda que a madeira desmatada seguiria para fora do país:

 

“Madeira de alto valor agregado, como Ipê e outras também impactadas com essa exploração ilegal. A apreensão agora vai ser feita com apoio das forças armadas, em decorrência dos trabalhos da Operação Verde Brasil 2", declarou.

 

A operação foi chamada de Handroanthus GLO. Esse nome difícil de falar faz referência ao nome científico do Ipê. Segundo o MPF, a espécie é a mais explorada da região amazônica. Já GLO faz referência ao decreto presidencial que autorizou a atuação das Forças Armadas, na Garantia da Lei e da Ordem, no combate ao desmatamento ilegal e a focos de incêndio na Amazônia.

Ouça também no Repórter Nacional:

- Arrecadação federal tem melhor desempenho para novembro em seis anos;

- Câmara dos Deputados aprova pagamento por serviços ambientais a produtores rurais;

- União Europeia aprova uso da Pfizer e campanha deve começar no domingo (27)

Criado em 21/12/2020 - 22:00 - Episódio Repórter Nacional 21/12/2020 18H

Mais do programa